A nossa luta pela inclusão das pessoas com deficiência continua, e existe muitos voluntários para nós ajudar e com a mesma vontade que a nossa e abraçando fortemente a causa.
Então olha só que inclusão mais linda do mundo, e a ideia saiu de uma professora (É isso os professores dando o primeiro passo). Mais inclusão é o desejo da professora de História Gabriela Costa de 32 anos.
Ela pensou mais além e lançou um desafio para os seus alunos, de uma escola particular na Pavuna (Zona norte do Rio).
O trabalho da professora para com os alunos nesse trimestre tinha comigo tema as "Conquistas Napoleônicas ", então porque não juntar o útil ao agradável , e esse tema é um conteúdo do oitavo ano do Ensino fundamental, em que os alunos teriam que elaborar os mapas com os territórios do imperador francês. A adiferença desses mapas teria que ser em texturização (em alto relevo ), e o mais bacana é que as escritas teria que ser em Braile, para que os Deficientes visuais pudessem compreender as informações trazidas pelos alunos.
Como já era de se esperar alguns alunos ficaram com um pouco de receio de enfrentar esse desafio que tinha pela frente, mas esse receio durou pouco pois os adolescentes de 12 a 14 anos abraçaram a ideia, e depois de muito trabalho eles apresentam os trabalhos e mais do que isso, ficaram muito felizes com o resultado conta a professora toda orgulhosa de seus alunos.
Os adolescentes soltaram a imaginação e usaram materiais como:
Algodão
Pedra
Gravetos
Bolinhas
E com certeza ais alguns outro materiais, para que, pelo tato fosse possível diferenciar cada território, Além das legendas em Braile.No ver da professora, é importante incentivar a acessibilidade e também lidar com as diferenças, dentro de sala de aula.
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